domingo, 28 de junho de 2009

I Festival Internacional de Robótica Livre











O I Festival Internacional de Robótica Livre, evento que fez parte da programação do X Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, com a participação de mais de 8 mil pessoas, teve o objetivo de ser um momento de encontro da comunidade de robótica livre, movimento técnico e filosófico que propôs um novo modelo, utilizando o conhecimento livre como base fundamental, ancorando-se em softwares livres e sucata de lixo eletrônico.
A Mostra de Trabalhos contou com projetos criados pelo público do Festival e seu objetivo foi apresentar a criatividade da comunidade de hardware livre nacional.
Com um caráter de oficina, a Olimpíada de Robótica Livre objetivou desenvolver um ambiente de criatividade, colaboração e desafio, onde grupos construiram artefatos robóticos usando sucata eletrônica e softwares livres. Organizados em 2 categorias (básica e avançada), os participantes foram desafiados a construir “artefatos técnicos” usando uma Interface de Hardware Livre (categoria básica) e placas controladoras Freeduino para desenvolvimento de seus projetos (categoria avançada).
O evento terminou em 27 de junho. No site do evento (http://fisl.org.br/10/www/) você pode conferir tudo o que rolou.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

ZigBot: um robô controlado pelo PC

O ZigBot possui uma placa de comando POP2 com um link de rádio de 2.4 GHz que se comunica com outro módulo conversor USB - 2.4GHz. A ilustração abaixo exemplifica essa conexão:



O módulo Conversor USB - 2,4 GHz, quando conectado à USB do computador, conecta a placa POP2 a qualquer aplicação que possa manipular a porta serial (USB). Assim, utilizando Delphi, VisualBasic, MatLab, LabView, MS - Robotics, etc. o usuário cria um aplicativo que controla os servos conectados à POP2, lê seus sensores, aciona suas saídas, tudo isso a uma distância de até 40 metros.
O ZigBot ainda vem com uma estrutra de acrílico, dois servomotores com rodas de nylon, um pack de baterias recarregáveisde 2100 mAH e fonte de 1A.





Maiores informações, acesse www.grandeideiaestudio.com.br

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Manipulador Robótico em desenvolvimento

O projeto de um manipulador robótico passa por diversas fases, desde a concepção de seus movimentos, passando pelo projeto de cada uma das peças até a construção de um modelo. Isso gera um trabalho multidisciplinar de meses até a sua finalização.
Uma empresa brasileira já tem, em fase final de construção, seu primeiro manipulador robótico com 6 servomotores. A empresa divulgou a foto do projeto.



Ainda segundo a empresa, esse manipulador robótico será acionado por uma placa de comando POP2, com comando de 8 servos e fonte de alimentação especialmente projetada para suportar o consumo de todos os servos em funcionamento.
Este produto deve ser disponibilizado para venda a partir de Agosto de 2009.

GIE lança POP2 objetivando a OBR 2009


A Grande Ideia Estúdio lançou em seu site (www.grandeideiaestudio.com.br) a placa de comando POP2, com conexão USB, carregador de bateria incorporado, Saída para 5 servomotores, entradas analógicas, e um microcontrolador para aplicações autônomas.
A POP2 também pode ser utilizada comunicando com o PC através de um link 2.4 GHz.
Fotos da placa já estão disponíveis no site.




Segundo o site, um extensa documentação está sendo preparada para que o usuário comece a programar o equipamento com mais facilidade, com muitos exemplos, bibliotecas e vídeos exemplificando o uso da POP2 das mais variadas formas.
Maiores informações, www.grandeideiaestudio.com.br