terça-feira, 17 de novembro de 2009

Grande Ideia Estúdio lança PIC Stamp

A Grande Ideia Estúdio acaba de lançar um produto que promete auxiliar estudantes de ensino profissionalizante, ensino superior e profissinais da área de desenvolvimento de soluções e produtos: o PIC Stamp. Uma pequena placa com um microcontrolador PIC18F2550 pré-gravado com um bootloader, um conector USB para a gravação do PIC, cristal oscilador de 20 MHz, chaves push-button para RESET e PROG(amação), LED indicador de atividade, ou seja, o microcontrolador está pronto para ser usado. Você somente precisa desenvolver sua aplicação e alimentá-lo com 5 Volts.


Com software de gravação disponível para download gratuitamente, você pode escolher qualquer compilador para escrever seu firmware e programar o PIC Stamp utilizando o arquivo HEX gerado.

Você pode utilizá-lo até mesmo em um proto-board: seus pinos de conexão seguem exatamente o pin-out do microcontrolador e têm dimensões idênticas a de um DIP28. É só encixá-lo no proto e sair usando.

Alguns tutoriais já estão disponíveis para demonstrar, passo a passo, desde os primeiros comandos e as primeiras definições de como utilizar o PIC Stamp em aplicações diversas. O primeiro tutorial já disponibilizado é o Contador de 6 dígitos. O Tutorial começa com a definição do circuito e da interligação elétrica dos displays de 7 segmentos. Logo após, inicia-se a programação com os primeiros passos, chegando à contagem de 000000 a 999999 .


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Trabalho exposto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - AM

Trabalho de Edson Araújo da UEA - Universidade do Estado do Amazonas, da cidade de Itacoatiara, Amazonas, com o objetivo de integrar assuntos relacionados a Geometria e Robótica.

Trabalho de Robótica com os alunos de SI da FAP – Pimenta Bueno - RO


Os alunos de Sistemas de Informação da FAP de Pimenta Bueno - Ro, orientados pelo Prof. Marcel, registraram os trabalhos de TCC desenvolvidos com base no kit POP1. Confira.

http://marcel-freitas.spaces.live.com/

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Itapajé (CE) na Olimpíada de Robótica 2009


A Escola Estadual de Itapajé participou, no último dia 29 (Agosto) da OBR 2009. Alunos do curso profissionalizante receberam uma placa POP2A e construíram um robô autônomo para brigar na arena: o Kirius.


PARABÉNS !!! Continuem empolgados

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Video Aula 012 Conectando Vários Sensores Magnéticos em Uma Entrada Digital

Em um projeto de um alarme residencial, monitorar várias portas e janelas faz com que as Entradas de Sensores da POP1 sejam insuficientes. Essa vídeo-aula demonstra como ligar vários sensores magnéticos comerciais (utilizados em alarmes residenciais) em apenas uma entrada, liberando as outras três entradas para outras funções. De quebra, você tem uma aula de sensores magnéticos e de ligação série.
Essa é uma vídeo-aula preparatória para uma outra que mostrará como montar uma maquete de uma casa e projetar um sistema de alarme com muitas funções interessantes.
http://www.vimeo.com/6217322
No youtube, uma versão reduzida pode ser vista no link
http://www.youtube.com/watch?v=xuIjdj0zRR4

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vídeo-Aula 018 - Apresentando o Kit de Robótica POP1 Modelo COMBO2 Parte 2


Segunda parte da Vídeo Aula de apresentação dos componentes que formam o Kit de Robótica Educacional COMBO 2 da Grande Ideia Estúdio. O programa Monitor Interface, disponível para download gratuitamente no site
( http://www.grandeideiaestudio.com.br/suporte.htm ) é utilizado para acionar os servomotores e ler as chaves e os sensores digitais de luminosidade e temperatura.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vídeo-Aula 018 - Apresentando o Kit de Robótica da POP1


Para quem quiser ver cada um dos componentes do Kit de Robótica POP1 COMBO2 da Grande Ideia Estúdio , a vídeo-aula 018 apresenta o kit em 2 partes:
* a primeira parte abre a embalagem e detalha a função de cada periférico e cabo que acampanha o kit
* na segunda parte há uma interação com o software Monitor e com o SuperLogo, para executar testes básicos em cada equipamento mostrando e exemplificando a reação dos motores e dos sensores para cada comando dado pelo software.
Uma série muito interessante que ajuda a tirar dúvidas de interessados e usuários.
http://www.youtube.com/watch?v=9Hy6uf5K5Lc

terça-feira, 28 de julho de 2009

Vídeo-Aula 011 - Utilizando as Saídas Digitais da POP1

Essa vídeo-aula é dedicada aos usuários de POP1, que podem utilizar uma saída muito importante desta interface. Com as saídas digitais pode-se fazer um semáforo com LEDs coloridos. Confira as dicas nessa vídeo-aula.


http://www.youtube.com/watch?v=cM4FaGKgew8

Qualquer dúvida, podem enviar para mgprojetos@uol.com.br

domingo, 5 de julho de 2009

IV Campeonato Baiano de Robôs Autônomos

Acontece em Outubro, em Salvador - BA, um evento com o propósito de divulgar a tecnologia: a Olimpíada Tecnológica 2009.
O evento conta com mostras, competições estudantis (entre universitários e secundaristas), exposições e mini-cursos. O objetivo é incentivar estudantes de ensino médio a ingressar na carreira de engenharia.

A Olimpíada Tecnológica 2009 traz uma programação dupla: a sênior, que possui conteúdo direcionado a estudantes do ensino superior; e a programação Júnior, com conteúdo mais simplificado, direcionada ao público que não possui conhecimentos teóricos na área de Engenharia – essa programação atende, inclusive, a estudantes do ensino médio e fundamental, muitos não tiveram nenhum contato com a robótica no colégio.
Além das competições definidas pela comissão organizadora o evento agrega ainda o Campeonato Baiano de Robôs Autônomos (CBRA‐BA), que promove anualmente um campeonato de sumô de robôs, com a participação de uma média de 20 equipes, algumas delas vindas de outros estados ou cidades.
Maiores informações acesse os endereços:



domingo, 28 de junho de 2009

I Festival Internacional de Robótica Livre











O I Festival Internacional de Robótica Livre, evento que fez parte da programação do X Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, com a participação de mais de 8 mil pessoas, teve o objetivo de ser um momento de encontro da comunidade de robótica livre, movimento técnico e filosófico que propôs um novo modelo, utilizando o conhecimento livre como base fundamental, ancorando-se em softwares livres e sucata de lixo eletrônico.
A Mostra de Trabalhos contou com projetos criados pelo público do Festival e seu objetivo foi apresentar a criatividade da comunidade de hardware livre nacional.
Com um caráter de oficina, a Olimpíada de Robótica Livre objetivou desenvolver um ambiente de criatividade, colaboração e desafio, onde grupos construiram artefatos robóticos usando sucata eletrônica e softwares livres. Organizados em 2 categorias (básica e avançada), os participantes foram desafiados a construir “artefatos técnicos” usando uma Interface de Hardware Livre (categoria básica) e placas controladoras Freeduino para desenvolvimento de seus projetos (categoria avançada).
O evento terminou em 27 de junho. No site do evento (http://fisl.org.br/10/www/) você pode conferir tudo o que rolou.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

ZigBot: um robô controlado pelo PC

O ZigBot possui uma placa de comando POP2 com um link de rádio de 2.4 GHz que se comunica com outro módulo conversor USB - 2.4GHz. A ilustração abaixo exemplifica essa conexão:



O módulo Conversor USB - 2,4 GHz, quando conectado à USB do computador, conecta a placa POP2 a qualquer aplicação que possa manipular a porta serial (USB). Assim, utilizando Delphi, VisualBasic, MatLab, LabView, MS - Robotics, etc. o usuário cria um aplicativo que controla os servos conectados à POP2, lê seus sensores, aciona suas saídas, tudo isso a uma distância de até 40 metros.
O ZigBot ainda vem com uma estrutra de acrílico, dois servomotores com rodas de nylon, um pack de baterias recarregáveisde 2100 mAH e fonte de 1A.





Maiores informações, acesse www.grandeideiaestudio.com.br

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Manipulador Robótico em desenvolvimento

O projeto de um manipulador robótico passa por diversas fases, desde a concepção de seus movimentos, passando pelo projeto de cada uma das peças até a construção de um modelo. Isso gera um trabalho multidisciplinar de meses até a sua finalização.
Uma empresa brasileira já tem, em fase final de construção, seu primeiro manipulador robótico com 6 servomotores. A empresa divulgou a foto do projeto.



Ainda segundo a empresa, esse manipulador robótico será acionado por uma placa de comando POP2, com comando de 8 servos e fonte de alimentação especialmente projetada para suportar o consumo de todos os servos em funcionamento.
Este produto deve ser disponibilizado para venda a partir de Agosto de 2009.

GIE lança POP2 objetivando a OBR 2009


A Grande Ideia Estúdio lançou em seu site (www.grandeideiaestudio.com.br) a placa de comando POP2, com conexão USB, carregador de bateria incorporado, Saída para 5 servomotores, entradas analógicas, e um microcontrolador para aplicações autônomas.
A POP2 também pode ser utilizada comunicando com o PC através de um link 2.4 GHz.
Fotos da placa já estão disponíveis no site.




Segundo o site, um extensa documentação está sendo preparada para que o usuário comece a programar o equipamento com mais facilidade, com muitos exemplos, bibliotecas e vídeos exemplificando o uso da POP2 das mais variadas formas.
Maiores informações, www.grandeideiaestudio.com.br

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica

obr

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciam a realização da III Olimpíada Brasileira de Robótica 2009 (OBR2009). A OBR é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos totalmente dedicada às escolas, professores e jovens brasileiros (com ou sem conhecimento prévio em robótica) vinculados ao ensino fundamental, médio ou técnico que visa aproximar esse público desta importante e estimulante área tecnológica de diversas formas distintas, tais como: realização de provas am âmbito nacional, realização de torneios locais, parcerias com universidades, disponibilização de website com material de robótica pedagógica, fóruns para troca de experiência entre docentes, entre outros serviços. A OBR almeja em 2009 atingir os 50.000 alunos em todos os estados do país.

Objetivos

Os grandes objetivos da OBR são despertar e estimular o interesse pela Robótica, áreas afins e a Ciência em geral e promover a difusão de conhecimentos básicos sobre Robótica de forma lúdica e cooperativa. São também objetivos da OBR: promover a introdução da robótica nas escolas de ensino médio e fundamental; proporcionar novos desafios aos estudantes; aproximar a universidade dos ensinos médio e fundamental; identificar os grandes talentos e vocações em Robótica de forma a melhor instruí-los e estimulá-los a seguir carreiras científico-tecnológicas. A OBR procura ainda colaborar no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos professores e colaborar com a melhoria do ensino em geral.

Site Oficial : http://obr.ic.unicamp.br/

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O lado sujo da indústria limpa


Dados de uma agência do governo da Califórnia registram que, em 2006, o Brasil recebeu mais de mil toneladas de eletrônicos descartados nos EUA. Segundo o Greenpeace, a cada ano são produzidos entre 20 milhões e 50 milhões de toneladas de e-lixo, que tem componentes tóxicos como chumbo.
UM
bilhão de PCs serão descartados mundialmente entre 2005 e 2010. O número está informado no relatório "TI Verde", da Intel

500
milhões de PCs contêm, aproximadamente, 2.872.000 toneladas de plástico, 718.000 toneladas de chumbo, 1.363 tonelada de cádmio e 287 toneladas de mercúrio, diz o relatório

(Fonte: Folha de São Paulo)

domingo, 1 de fevereiro de 2009



Para hobbystas experientes e ávidos por montagens caseiras de robôs, o http://oap.sourceforge.net/ é uma alternativa interessantíssima.
Lá você encontra todas as dicas para construir um robô autônomo, com conexão wireless, sensores dos mais diversos tipos, câmeras de vídeo com softwares de reconhecimento, e muitas outras funções.
Mas lembre-se: essa é uma dica para aqueles que já tem um conhecimento razoável em todas áreas de robótica (eletrônica, computação e mecânica).

domingo, 25 de janeiro de 2009

Robô Hydras

Pesquisadores do Virginia Tech's Robotics and Mechanisms Laboratory (RoMeLa) criaram um robô escalador capaz de subir por colunas e outras estruturas de edifícios enrolando-se a elas. O principal objetivo é desenvolver tecnologias para o resgate e salvamento de pessoas vítimas de soterramento e para inspecionar locais perigosos. O robô, batizado de Hydras (Hyper-redundant Discrete Robotic Articulated Serpentine for climbing), possui um sistema de movimentação inédito. Cada um dos seus módulos possui motores elétricos, que são acionados de forma coordenada para que o robô suba ou desça girando o próprio corpo.
O primeiro robô colaborativo anuciado no Campu Party 2009 é apresentado no sábado reconhecendo letras, "dando pau" e abrindo caminho para outros projetos e trabalhos para o meio acadêmico brasileiro.
Para ler mais
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3470641-EI12933,00-Robo+humanoide+livre+CP+le+e+reconhece+rostos.html

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL966457-6174,00-INTERNAUTAS+AJUDAM+A+CONSTRUIR+ROBO+FRANKENSTEIN+NA+CAMPUS+PARTY.html

O maior Robô do mundo


um gigantesco caminhão fora-de-estrada, utilizado em mineração e capaz de carregar 240 toneladas, receberá a tecnologia desenvolvida pela equipe vencedora da corrida Urban Challenge, uma corrida de carros robotizados que ocorre anualmente no Estados Unidos com participção de universidades.
A equipe vencedora da corrida de carros robotizados, a Tartan Racing, foi criada por engenheiros e roboticistas da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. Uma das maiores patrocinadoras da equipe era a Caterpillar, uma grande fabricante de equipamentos pesados, e que já estava de olho na tecnologia para utilizá-la em seus caminhões fora-de-estrada e carregadeiras.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009


A Aldebaran Robotics disponibiliza outro humanóide cheio de novidades.
Acesse http://www.aldebaran-robotics.com/eng/Nao.php
e descubra todas as funções do NAO.

No Campus Party 2009, a promessa do primeiro robô a ser concebido, no mundo, com software livre: o CP01. Unesp e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) se unem para esse importante passo das pesquisas no Brasil na área de robótica. Mais informações no link

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/01/20/brasil-lanca-primeiro-projeto-de-robo-livre-do-mundo-na-campus-party-754056386.asp
No link
http://www.youtube.com/user/TORPVideos
o Prof. Marcelo Franchin (coordenador da Área de Robótica do Campus Party Brasil 2009) fala sobre o Robô Livre.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Se você quiser utilizar um software bastante simples de se utilizar e que tem uma cara de CAD, dê uma olhada no Google Sketchup (http://sketchup.google.com/). Lá você baixa o software gratuitamente e tem acesso a muitos tutoriais.
Não deixe de visitar também o site brasileiro do Sketchup:
http://www.sketchupbrasil.com/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=7&forum=1

Robôs criados em centros de pesquisa

Murata Boy, o robô que anda de bicicleta

e uma demonstração em público, no ano de 2006


BigDog, um protótipo para qualquer terreno

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Robótica Educacional - Guia Básico



A implantação de um projeto de robótica educacional envolve selecionar as tecnologias de software e hardware que serão utilizadas, a preparação dos profissionais que usarão o material e o desenvolvimento com os alunos dos projetos em um contexto adequado e proveitoso ao processo de ensino aprendizado

O ebook Robótica Educacional - Guia Básico foi escrito com o propósito de oferecer um ponto de partida a professores e profissionais envolvidos com tecnologia educacional no uso da robótica em sala de aula.

Com enfoque prático apresenta conceitos de robótica, as ferramentas tecnológicas (software e hardware) e sugestões de projeto.

Faça o download da apostila em nosso site gratuitamente. Participe deixando sua mensagem com sugestões, críticas e comentários.